Perguntas frequentes

/Perguntas frequentes
Perguntas frequentes 2018-06-28T16:47:20+00:00

PERGUNTAS FREQUENTES

Veja abaixo se sua dúvida já está respondida. Caso você não encontre a resposta para a sua pergunta, entre em contato com a gente pelo formulário Fale conosco.
.

  1. Como são as feitas as inscrições na Jornada?
    Cada  equipe deve preencher o formulário de inscrição disponível nesse site (clique aqui para acessá-lo). Para a inscrição, é necessário que cada equipe tenha um Facilitador e forme um Comitê Mobilizador. Apenas o Facilitador e o Comitê Mobilizador precisam ser registrados na Jornada, junto com a inscrição da equipe. Os demais integrantes da equipe não precisam ser registrados.
    .
    .
  2. Quem pode integrar as equipes das escolas?
    Alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas à escola inscrita. Os alunos integrantes da equipe  devem estar cursando o ensino de nível fundamental II (do 6º ao 9º ano) ou médio.
    .
    .
  3. Quantas equipes podem ser formadas numa mesma escola?
    Apenas uma equipe por escola, com número ilimitado de participantes, desde que estes estejam ligados à escola.
    .
    .
  4. Quem pode ser e o que faz uma Facilitadora ou Facilitador?
    Cada equipe deve ter uma Facilitadora ou Facilitador, que é o responsável pela coordenação da equipe. Deve pertencer ao quadro funcional da escola: pode ser uma diretora ou diretor, uma professora ou professor, uma coordenadora ou coordenador, uma supervisora ou supervisor, ou uma orientadora ou orientador. A Facilitadora ou o Facilitador, em conjunto com o Comitê Mobilizador, deverá mobilizar os demais participantes que irão compor a equipe da escola e organizar sua participação nas diferentes atividades.
    .
    .
  5. Quem pode fazer parte e o que faz o Comitê Mobilizador?
    Cada equipe deve ter um Comitê Mobilizador formado por, no mínimo, quatro alunas e alunos da instituição. O Comitê deverá mobilizar outras alunas e alunos e membros da instituição de ensino para se integrarem à equipe e, em companhia da Facilitadora ou do Facilitador, organizar a participação nas diferentes atividades. Ao longo da Jornada, poderão ser substituídos ou acrescentados membros ao Comitê Mobilizador, contanto que mantenha-se o mínimo de quatro participantes.
    .
    .
  6. Depois de inscrita, como a equipe participa da Jornada?
    A equipe deve cumprir os desafios lançados na Jornada, acessíveis na página http://cidadanianasescolas.org.br/desafios. Cada desafio possui regras e pontuações específicas.
    .
    .
  7. Os desafios devem ser cumpridos em alguma sequência?
    Não obrigatoriamente. Após ser lançado, os desafios podem ser cumpridos pela equipe e registrados no site a qualquer momento, em qualquer ordem sequencial, até o final da Jornada. Apesar de não ser obrigatório, recomendamos que os desafios sejam cumpridos de acordo com a sequência numérica.
    .
    .
  8. A participação nos cursos é coletiva?
    Não, a participação em cada curso da Jornada é individual. Mas a conclusão do curso por pelo menos 15 membros de uma mesma equipe confere pontos para a equipe.
    .
    .
  9. Como faço para participar de um curso?
    Você deve acessar a página de lançamento do desafio e verificar se há um link para o curso preparatório correspondente. Em caso afirmativo, você deve acessar a página do curso e fazer a sua inscrição no mesmo. No momento da inscrição, você deve informar a equipe a qual pertence.
    .
    .
  10. Os cursos vão disponibilizar certificados de conclusão?
    Apenas receberão certificados de conclusão os participantes que concluírem todos os três cursos oferecidos na Jornada, realizados em sequência ou fora dela. Ao final da Jornada, as equipes que contarem com pelo menos 20 membros certificados pela conclusão de todos os três cursos receberão 100 pontos extras.
    .
    .
  11. Como será a premiação?
    As equipes participantes da Jornada concorrerão ao Prêmio Betinho 2018 em duas CATEGORIAS e em duas MODALIDADES.
    .
    CATEGORIAS:
    . Categoria Prêmio Betinho Escola em Ação: para as equipes que apresentarem a melhor pontuação no somatório geral da Jornada Cidadania nas Escolas.
    . Categoria Prêmio Betinho Atitude Cidadã: para as equipes que apresentarem no DESAFIO 3 as ações mais originais, criativas, compatíveis com os resultados do diagnóstico e sintonizadas com o propósito da Jornada.
    .
    MODALIDADES:
    . Modalidade Rede Comunidades: equipes relacionadas a escolas situadas nos municípios nos quais há atuação da Rede Comunidades Semiárido.
    . Modalidade Nacional: equipes relacionadas a escolas situadas em municípios de todo o território Nacional, exceto aquelas localizadas nos municípios listados na primeira modalidade.
    .
    Em cada CATEGORIA e MODALIDADE, as três equipes melhores classificadas serão premiadas. Ou seja, o Prêmio Betinho Escola em Ação será dado à primeira, segunda e terceira classificadas na modalidade Rede Comunidades e à primeira, segunda e terceira classificadas na modalidade Nacional. Da mesma forma, o Prêmio Betinho Atitude Cidadã será dado à primeira, segunda e terceira classificadas na modalidade Rede Comunidades e à primeira, segunda e terceira classificadas na modalidade Nacional.
    .
    Cada equipe premiada receberá.quinze kits contendo, cada kit, uma mochila, um estojo, um bloco de notas e uma garrafa squeeze. Além disso, cada equipe receberá um troféu e um certificado de participação na Jornada.
    .
    Na categoria Prêmio Betinho Escola em Ação, as equipes que ficarem na primeira colocação, na modalidade Rede Comunidades e na modalidade Nacional, contarão ainda com o apoio para a realização de um evento de entrega da premiação e divulgação dos resultados da Jornada para a comunidade escolar. Conforme item 6.1 do Regulamento da Jornada.
    ..
    .
  12. É obrigatória a realização de um evento para divulgação dos resultados de cada equipe?
    Não, entretanto a Coordenação da Jornada considera que todas as equipes deveriam se empenhar para realizá-lo. O evento será muito importante para compartilhar os resultados da Jornada com a comunidade escolar, valorizar a participação de todos e dar seqüência ao esforçoFeito pela equipe, mostrando que com método, organização e participação é possível fazer a diferença.A realização do evento, seu formato, planejamento e organização devem ser decididos em comum acordo da equipe com a direção da escola. No item 6.5 do Regulamento da Jornada é apresentada uma sugestão de evento, que deve ser uma construção coletiva envolvendo a comunidade escolar e outros parceiros..

    Veja as regras completas na sessão Regulamento.