ODS

/ODS
ODS 2018-08-31T18:10:15+00:00

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deveriam ser realizados até 2015. A iniciativa mobilizou 191 nações e conseguiu reduzir a pobreza extrema em diversos locais do mundo. Além disso, obteve outros resultados importantes como: mais crianças frequentando escolas; redução das mortes infantis; ampliação do acesso à água potável; e mais investimentos no combate a doenças como malária, AIDS, tuberculose.

No entanto, o desafio de eliminar a pobreza continua presente. Em 2015, quando lançou o relatório com resultados dos Objetivos de Desenvolvimento estabelecidos na Declaração do Milênio, a ONU afirmou ainda existirem no mundo mais de 800 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema, com menos de US$ 1,25 por dia.

Uma em cada nove pessoas no mundo vai dormir com fome; de cada seis adultos um é analfabeto; a violência, poluição, exploração inadequada dos recursos naturais, o desmatamento e as alterações no clima que resultam em desastres climáticos são alguns dos desafios globais que precisam ser superados.

Assim, em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU e lançaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que contemplam 17 Objetivos e 169 metas.

Com o objetivo de auxiliar as Nações Unidas no alcance dos 17 ODS foi lançada a Agenda 2030, um plano de ação que envolve não apenas os governos e as organizações da sociedade civil, mas também cada cidadão.

O lema dos ODS é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso eles foram construídos contemplando cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta, que são chamados de os 5 P’s da Agenda 2030.

O COEP acredita que os ODS podem ser aliados para o fortalecimento da democracia no Brasil, ao contribuir para a efetivação dos princípios da igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

Pessoas, Paz e Planeta

Apesar da inegável importância dos 17 ODS, o foco principal das tarefas da Jornada Cidadania nas Escolas está relacionado aos objetivos que integram três dessas cinco áreas: área PESSOAS, área PLANETA e área PAZ. O enfoque maior nessas três áreas justifica-se pela trajetória da Rede COEP. Ao longo de seus 25 anos de existência, a Rede vem se dedicando ao combate à fome e à miséria, à promoção dos direitos de cidadania e ao fortalecimento do protagonismo das populações mais vulneráveis, ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos, à convivência com o Semiárido.

Além disso, o COEP entende que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável englobados nessas três áreas possibilitam uma participação mais efetiva das pessoas, permitindo que desenvolvam ações transformadoras em suas comunidades, e que tenham uma atuação mais participativa em relação aos gestores públicos, cobrando deles a formulação e/ou aplicação de políticas públicas que facilitem o alcance desses ODS.

ÁREA PESSOAS

Acabar com a pobreza e com a fome, promover a saúde, assegurar educação inclusiva e igualdade de gênero.


OBJETIVO 1

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Leia mais

OBJETIVO 2

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Leia mais

OBJETIVO 3

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

Leia mais

OBJETIVO 4

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Leia mais

OBJETIVO 5

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Leia mais

ÁREA PLANETA

Gestão sustentável da água, acesso à energia, consumo sustentável, combate à mudança climática, uso sustentável dos oceanos e proteção dos ecossistemas.


OBJETIVO 6

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

Leia mais

OBJETIVO 7

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

Leia mais

OBJETIVO 12

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Leia mais

OBJETIVO 13

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Leia mais

OBJETIVO 14

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

OBJETIVO 15

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Leia mais

ÁREA PAZ

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


OBJETIVO 16

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Leia mais