Jornada no Forum Lixo e Cidadania

/Jornada no Forum Lixo e Cidadania
Jornada no Forum Lixo e Cidadania 2018-08-07T14:03:20+00:00

Jornada Cidadania nas Escolas é apresentada ao Fórum Lixo e Cidadania do Tocantins

7 de agosto de 2018

Na última quinta-feira (2/8/2018), a representante do COEP Tocantins, Silvana Almeida, apresentou a Jornada Cidadania nas Escolas durante reunião ordinária do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em Palmas (TO).

Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais de Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) do Tocantins; da Coordenação de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins; da Universidade Federal do Tocantins (UFT); do Ministério Público Estadual do Tocantins, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente; representantes do município de Tocantínia (TO); entre outros.

Para Silvana Almeida, que também é assistente da Superintendência Regional da Caixa/TO, “contribuir com a divulgação de uma ação que fortalece a educação para a cidadania é muito gratificante, por isso buscamos o espaço do Fórum, que também atua na educação ambiental, para divulgar e sensibilizar mais pessoas para se engajarem na Jornada. Contando com o apoio das entidades participantes, esperamos uma boa adesão das escolas tocantinenses”.

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social que traz como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É um convite aos alunos dos ensinos Fundamental II, Médio, e também à comunidade escolar, para a realização de uma ação que valorize o desenvolvimento sustentável por meio da reflexão, do debate e da organização em equipe.

Tem o objetivo de fomentar a educação cidadã, a mobilização social e a transformação local. Criada pelo COEP com apoio da Fundação Banco do Brasil, a iniciativa acredita na escola como espaço central para que se alcancem os objetivos globais.

Lixo e Cidadania – Criado em 1998, sob coordenação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Fórum Lixo e Cidadania tem representações nos âmbitos Nacional, estaduais e municipais. É um espaço permanente de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos.
Com participação democrática e plural, participam pessoas, entidades governamentais e não-governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos sólidos.
Os objetivos conjuntos do fórum visam a erradicação dos lixões e implantação da gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos, com participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva e em especial das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis.

Fonte: Cidadania nas Escolas, com informações do COEP/TO e do Fórum Lixo e Cidadania