Horta na escola

/Horta na escola
Horta na escola 2018-09-28T16:02:10+00:00

Horta na escola: equipe do Ceará registra ação escolhida para lidar com pouco acesso à água

28 de setembro de 2018

Como melhorar o acesso a alimentos frescos e saudáveis mesmo com o difícil acesso à água? Este é o principal desafio apontado pelos representantes da escola Firmino Araruna de Sousa, no município de Mauriti, Ceará, uma das equipes do Semiárido cadastrada na Jornada Cidadania nas Escolas.

Com a equipe formada (Desafio 1), a Firmino Verde promoveu debates coletivos para discutir 3 questões prioritárias e definir uma ação de enfrentamento à falta de água. Em atendimento ao Desafio 2, eles registraram no site da Jornada os desdobramentos da ação coletiva que vão realizar: implantação de uma horta escolar com o reaproveitamento da água de uma cisterna.

“Os membros resolveram utilizar a água da cisterna que é armazenada da chuva para fazer a canalização por gotejamento para economizar água”.Como resultado, querem “contribuir com o desenvolvimento de cada aluno na busca de melhorar a saúde de todos com a alimentação saudável e livre de agrotóxicos”.

A Jornada Cidadania nas Escolas oferece uma série de materiais para as equipes que queiram apoio para realização do Desafio 2, como fez a Firmino Verde, ao checar os conteúdos do site, participar do curso preparatório Diagnóstico: Pesquisar, Interpretar e Propor, responder ao formulário de diagnóstico (tudo online) e definir a ação coletiva.

Fonte: Cidadania nas Escolas