Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - Equipe Alpha

Belo Horizonte / MG
Escola SESI Hamleto Magnavacca

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

Educação de qualidade: O Vale do Jatobá é uma dos bairros mais antigos da regional Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, com aproximadamente 8.047 habitantes segundo Censo 2010. A equipe ALPHA diagnosticou que na região não há espaços destinados especificamente à cultura. Compreendendo a importância do capital cultural para a formação de crianças e jovens, faz-se urgente a criação de um Polo Cultural fixo que atenda a população do bairro e do entorno.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

Ação contra a mudança global do clima: Ao realizar suas pesquisas, a equipe ALPHA apontou outro aspecto prioritário ao avanço da região. Levando em conta a estrutura já existente no bairro, ou seja, o grande número de praças e áreas verdes, sem manutenção regular e educação para o uso, considera-se importante a criação de um projeto que proponha a revitalização desses espaços.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

Água limpa e Saneamento: Na parte central do bairro, em tempos chuvosos intensos, devido a grande quantidade de lixo descartado de maneira indevida próximo a escola SESI Hamleto, muitas vezes pais e alunos passam por situações de risco no deslocamento para as suas casas. Considerando o papel da escola como espaço de formação, a equipe pretende formar parcerias com a Gerência do Hamleto, outras escolas, SLU, comerciantes, igrejas, e cidadãos em geral para desenvolvimento de ações de conscientização sobre a produção e descarte do lixo.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

Nossos encontros foram feitos de maneira democrática. Levando em consideração a opinião dos membros da equipe, dos cidadãos residentes no bairro, buscando destacar os principais focos de atenção e oferecer soluções de acordo com a agenda 2030 da ONU. Os textos descritos no desafio 2 foram construídos coletivamente, ou seja, com a colaboração de todos os membros da equipe Alpha.