Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - Itação

Lagoa de Itaenga / PE
Escola Municipal Joaquim Bezerra

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

A Escola Municipal Joaquim Bezerra localiza-se no distrito Camboa, uma área marcada economicamente pela monocultura canavieira, cerâmicas e agricultura familiar; essas atividades são principalmente destinadas aos homens adultos, que são geralmente responsáveis pelo sustento das famílias da localidade. Desse modo, é destinado as mulheres os serviços domésticos e a tarefa de cuidar dos filhos; que ficam a mercê do emprego dos maridos, pais e/ou filhos.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

A criminalidade na Camboa têm aumentando drasticamente nos últimos anos, esses crimes geralmente são praticados por jovens, como foi constatado através de entrevistas com algumas vítimas. Também foi analisado através do senso comum, o porquê dos jovens serem principalmente os que mais cometem crimes no Distrito, dentre alguns motivos, foi destacado a falta de oportunidade de emprego e a ausência de áreas profissionais na localidade que atraia a população jovem do distrito.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

O corte da cana de açúcar, dentre as poucas atividades econômicas do distrito Camboa, é a principal fonte de renda das famílias. No entanto, o corte da cana de açúcar é um trabalho temporário, isto é, o prestador do serviço trabalha apenas na época da colheita (de agosto a janeiro). No período entressafra vários homens adultos ficam desempregados, isso ocasiona uma queda no faturamento das famílias, pois eles são responsáveis pela renda familiar. No período já citado, o desemprego assola o distrito.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

Nas reuniões com a equipe, vários problemas locais foram elencados como: assaltos, falta de oportunidade de emprego, jovens ociosos, mulheres sem destaque familiar, e etc. A ação cidadã idealizada para minimizar os problemas identificados, foi, promover oficinas profissionalizantes para os moradores do Distrito Camboa. Oficinas estas, atrativas, práticas e gratuitas, na perspectiva de atraí-los. Por conseguinte, a ideia foi levada a gestão escolar que acatou-a e definiu a data para realização da ação.