Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - Por um mundo melhor

Porto Velho / RO
E.E.E.F.M.Murilo Braga

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

Próximo da escola tem um mercado onde já se tornou comum as pessoas abandonarem animais como cães e gatos, por acharem que lá não vão morrer pois tem alimentos. Porém o que se vê no barro é uma grande quantidade de animais abandonados. Desta forma pretendem recolher os animais e criar uma feira de adoção de animais na escola.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

Em conversa com pessoas que guardam carros no entorno da escola, os alunos descobriram que as mesmas sustentavam suas famílias com essas atividades, que às vezes o que faturam não dá para o básico como alimentação e que muitas vezes suas famílias passam necessidades. Os alunos ficaram surpreendidos em descobrir que eram alheios a situação daquelas pessoas, pois apesar dessas pessoas há tempos realizarem essas trabalhos as proximidades da escola nunca tinham sido percebidos por eles. Para reverter a situação os alunos pretendem criar o projeto “Muda Vida”, com o propósito doar mudas para serem revertidas em renda por essas pessoas. Já que temos um viveiro na escola.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

Preocupados as mudanças climáticas que vem ocorrendo em nossa cidade nos últimos cinco anos, os alunos discutiram sobre uma forma para amenizar essa situação. Como solução os alunos pretendem utilizar as mudas de nosso viveiro e buscar parcerias para doação de novas mudas frutíferas regionais com o propósito de realizar uma grande feira de doação em frete da escola. Pretendem realizar doações duas vezes ao ano, desta forma as mudinhas irão se transformar em grandes árvores em vários pontos da cidade e assim amenizar o clima.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

Após discussão sobre as três questões levantadas, os alunos não quiseram priorizar uma, por achar as três são de iguais importâncias. Assim, o grupo resolveu juntar as três ações em uma grande ação. Desta forma, os alunos criaram uma grande ação socioambiental aberta para a comunidade. O “Dia D Escola Solidária”. Onde as três ações priorizadas e outras ações que acontecerão durante um dia no estacionamento da escola. Desta forma estaremos incentivando o protagonismo, o trabalho coletivo, a empatia e a criatividade em nossos alunos.