Coep/Contagem e Rede Sesi de Educação promovem sensibilização

/Coep/Contagem e Rede Sesi de Educação promovem sensibilização
Coep/Contagem e Rede Sesi de Educação promovem sensibilização 2018-08-10T20:23:44+00:00

Entrevista: BH – Coep/Contagem e Rede Sesi de Educação promovem sensibilização de 10 escolas para a Jornada Cidadania nas Escolas

9 de agosto de 2018

Uma iniciativa do COEP/Contagem com a Rede Sesi de Educação de Belo Horizonte quer sensibilizar 10 escolas a Região Metropolitana de BH para a Jornada Cidadania nas Escolas. Os encontros para a mobilização começam nesta sexta-feira, 10 de agosto. É o que explica Luciene Araújo, gerente de Responsabilidade Social do Sesi e parceira do COEP/Contagem.

“Esperamos que o trabalho em grupo, o entendimento da realidade local à luz dos ODS, leve os alunos a um sentido de pertencimento, de motivação para inovar e participar da transformação que o país e o planeta tanto necessitam”, diz Luciene Araújo em entrevista ao COEP Nacional.

Confira.

COEP – Como foi recebida a Jornada Cidadania nas Escolas?
Luciene Araújo: Avaliamos a melhor forma de envolver a Rede Sesi de Educação e optamos por trabalhar com 10 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A primeira reunião, para definição dos mobilizadores e das equipes, acontecerá no dia 10 de agosto.
Os diretores das escolas gostaram muito da ideia, porque a Rede Sesi já desenvolve uma série de iniciativas de promoção da cidadania, entre elas o voluntariado. A Jornada ajudará na divulgação dos ODS e na maior interação dos alunos com a comunidade do entorno.

COEP – O que foi planejado ou está sendo feito para a participação na Jornada? Como está o processo de mobilização das escolas neste momento?
Luciene Araújo: Após a primeira reunião da equipe do projeto, iniciaremos a mobilização dos alunos nas escolas. Utilizaremos a sala de aula, as reuniões e todos os canais de comunicação da escola, inclusive as redes sociais, para envolver e organizar os times.
A intenção é formar uma equipe em cada uma das 10 escolas sensibilizadas, com um bom número de participantes, e ajudar os alunos no planejamento das atividades. Teremos um professor “animador” que além de acompanhar a equipe, será o responsável por alinhar o conhecimento aprendido com as disciplinas estudadas.
A transversalidade dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável], ajudará a compreender diversos conteúdos, além de fomentar a participação cidadã, o pensamento crítico e a ação transformadora.

COEP – Quaisas expectativas, ou os resultados esperados via Jornada Cidadania nas Escolas?
Luciene Araújo: Esperamos que o trabalho em grupo, o entendimento da realidade local à luz dos ODS, leve os alunos a um sentido de pertencimento, de motivação para inovar e participar da transformação que o país e o planeta tanto necessitam.
Trabalhando os valores éticos e incentivando a prática do voluntariado, acreditamos que a Jornada ajudará com que cada aluno reflita sobre a sua importância na comunidade em que vive e como trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos. Será um grande aprendizado para todos!

Fonte: Cidadania nas Escolas