Apresentacao

/Apresentacao
Apresentacao 2018-09-13T13:56:39+00:00

APRESENTAÇÃO

Play
Slider


Esta plataforma oferece 2 tecnologias sociais:
a Jornada Cidadania nas Escolas e o Prêmio Betinho 2018.

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ.

A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em:

•   Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

•   Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS no local de origem dos participantes

•   Planejamento e implementação de ações coletivas: passo a passo

•   Valorização de saberes culturais e tecnologias

. 

Desafios

A Jornada será desenvolvida pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas a escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizados em equipes, para a concretização de 5 desafios:

Cursos online

Ao longo da Jornada, serão oferecidos 3 cursos online: Diagnóstico: Pesquisar, interpretar, propor; Mobilização em sete passos – o passo a passo de uma ação coletiva; e Saberes, cultura e tecnologia.

Estes cursos deverão ser realizados, individualmente, pelas alunas e alunos de cada equipe.

Os cursos darão suporte à realização dos desafios, cujos debates, implementação e avaliação das ações e da Jornada serão feitos de forma coletiva.

A inclusão de conteúdo, os cursos e o resultado dos desafios estarão disponíveis nesta plataforma. Notícias e materiais complementares irão facilitar a participação das estudantes, dos estudantes de todas e todos os interessados em acompanhar o andamento da Jornada..

.

Facilitador(a) e Comitê Mobilizador

Cada equipe da jornada, relacionada a uma determinada escola, será coordenada por uma Facilitadora ou um Facilitador, que deve pertencer ao quadro funcional da escola. Serão aceitos diretoras e diretores, professoras e professores, coordenadoras e coordenadores, orientadoras e orientadores. A Facilitadora ou o Facilitador fará a interlocução da equipe com a Coordenação da Jornada.

A primeira tarefa da Facilitadora ou do Facilitador será a de constituir um Comitê Mobilizador, formado por 4 ou mais alunas e alunos.

A Facilitadora ou o Facilitador, em conjunto com o Comitê Mobilizador, deverá mobilizar os demais participantes que irão compor a equipe da escola e organizar sua participação nas diferentes atividades.

Em cada desafio, a Facilitadora ou o Facilitador e o Comitê Mobilizador receberão kits com material de apoio.

.

Premiação

As equipes participantes da Jornada concorrerão ao Prêmio Betinho 2018 em 2 categorias: Escola em Ação e Atitude Cidadã.

Encerramento da ação – Sugere-se a realização de um evento por cada escola participante para apresentar resultados e dar continuidade à ação realizada por meio dos desafios propostos. O COEP entende que esse evento pode gerar, de maneira mais estruturada, maior envolvimento da comunidade escolar e, desta maneira, fortalecer a participação e renovar compromissos.

.

Jornada na rede social

Os participantes da Jornada podem interagir e compartilhar experiências em um grupo no Facebook, o Cidadania nas Escolas. A ideia é usar a rede social para reforçar o espírito de cooperação e de participação coletiva proposto pela iniciativa.

Seja um multiplicador da Jornada